domingo, 20 de julho de 2008

Resenha semanal, se rimar o bicho pega.

Por Guilherme “Caniço”

Domingo, 20 de julho
Domingo. Eis o dia mais esperado para qualquer barulhento que se preze. Os feriados também são comemorados, mas, na hierarquia barulhenta, primeiro vem o domingo.
Assim como no domingo anterior (quando foi comemorado o aniversário de Waldir, “meus parabéns meu velho, eu não esqueci”), neste foi comemorado o aniversário de Caniço, o meu aniversário. Levei uma “feijoada branca” chamada cassulet – feijão branco, frango e calabresa. O dia prometia, afinal de contas, a turma estava comparecendo em massa, para alívio do barulhento Domingos ninguém estava folgando...


BOICOTE DE ÁRBITRO EXIGE POSTURA DO CONSELHO

Muita esperança, mas... não foi do jeito que imaginei ao longo da semana. Até deu pra formar três times (vocês podem ver a relação mais abaixo). Um de Antônio José, outro de Edcilvio e o terceiro de Jutahy. Otto chegou um pouco atrasado e teve que esperar os dois primeiros babas do banco. Não poderia repetir o feito da semana anterior, do domingo. Para desespero do amigo homônimo... o juiz resolveu folgar, logo o juiz! Sacanagem. Sacanagem mesmo, houve boicote! Venho alertando essa possibilidade desde o dia em que Otto peitou um deles, o coordenador, inconformado com a não marcação de uma falta. O boicote não partiu do corpo de árbitros que apitam nossos jogos, mas desse cidadão, justamente o coordenador, aquele quem determina quais juízes irão apitar no dia tal.

Peço licença para dizer que sou dos que mais defendem o respeito aos árbitros que lá vão trabalhar, errar é humano. Porém, esse sujeito apresenta um comportamento altamente desrespeitoso conosco. Acha-se o dono da verdade e apita como bem entende... Esse tipo de atitude não deve ser tolerado por nós, mas para isso existe um Conselho Moderador. Deixamos passar, passar, passar... e acabou resolvendo no campo e no silêncio. Erramos, mas não iremos persistir no erro. O Conselho deve reunir o mínimo de membros e tomar uma atitude para com esse “juiz” e, também, para que os barulhentos revejam suas posturas para com esses profissionais. Eles são autoridade em campo e assim deve ser. Nós devemos exigir seriedade e compromisso (SIM!), no mais... aceitar suas interpretações, afinal de contas, pagamos para não nos preocuparmos com isto.

Desculpem-me por essa digressão, precisava escrever sobre isso. Voltamos à resenha...

ARI, "MILIONÁRIO" E "SEU BUNECO", CADA UM NO SEU CADA QUAL E ALEXANDRE DEBAIXO DE UM PÉ DE MANGABA


Antônio José, após as “Sete Tarefas”, entrou em campo para enfrentar Edcilvio. Jogo equilibrado, o gol não saia e o empate ia se desenhando. Confusão danada na área, por isso não sei explicar direito o lance, a bola raspa por último em Domingos e é gol! Alívio... Edcilvio respira e põe seu discreto sorriso no canto da boca. A bola volta a quicar e, num cruzamento no segundo pau, Ari, ele mesmo, embaixo da trave... meteu a cabeça na bola eeeee.... dessa vez foi gol!!!!!! Era o empate definitivo (1x1). O jogo foi para o sorteio, nos dados, e aí quem tem Alexandre no time não perde no “Dado”. Antônio José vence a primeira e Edcilvio teve de se contentar com mais um gol de um jogador “duvidoso” (Ari tinha sido o bola murcha da semana anterior), além, é claro, do seu novo apelido: “Milionário”. Não me pergunte o porquê, eu nunca vi milionário duro. Ari, por sua vez, jogou muito bem todos os jogos e espantou pra bem longe a bola murcha da outra semana. Alexandre, recuperado do desconforto intestinal, iria deitar e rolar no próximo jogo, embaixo de um pé de mangaba: “Seu Buneco”.

Jutahy é meu contemporâneo na Turma do Barulho. Isto contribuiu mais um pouco para o apreço que tenho por ele, mas não o definiu. São muitos os fatores que nos fazem considerar uma pessoa, tê-la na nossa cartilha de amizade e camaradagem, no nosso roll de boas companhias. Ele é aquele sujeito que adora uma boa molecagem, contar causos e mais causos, riso fácil, cervejeiro, profissional competente. Em resumo, um companheiro indispensável. Fisicamente é magro, com a barriguinha ligeiramente deslocada para baixo – como se a danada saísse (começasse) do púbis -, usa um calção abaixo dela e isso tudo o deixa parecendo “Seu Buneco” (ou Boneco, porém prefiro “escrever oralmente”), aquele aluno da Escolinha do Professor Raimundo... “que hora que é a merenda”; “essa eu vou responder dis costas”... hehehehhehe... hehehehehe... heheheheheee...

Em resenha anterior elogiei e cheguei a afirmar que Juthay era o melhor zagueiro do baba. Reafirmo! Agora, o fato é que ele não estava num bom dia, errou? Errou! Normal, mas deixou que isso se transformasse em falta de vontade. Eu também errei, gritei, xinguei. Não sou craque, longe disso, mas tenho vontade, tenho raça. Eu gosto de jogar bola, esforço-me durante um jogo e exijo essa atitude do time que eu jogo. Não entrego os pontos quando tomo gols, mas é difícil não desanimar quando deixamos o futebol de lado. Ele extrapolou, vai ter o comportamento avaliado pelo Conselho Moderador, quase deixa o campo, não aceitou mais colaborar com o time e o pior... não ficou nem pra “hora da merenda”. Poxa Juta, você fez falta!!!!! Cartão Amarelo pra você. O resultado foi 3x1 para o time de Antônio José, três gols bestas. Méritos para eles, mérito para Alexandre, que não deu chance para o time de Jutahy e assumiu a artilharia do dia (momentaneamente). Pedrinho não obteve o mesmo rendimento dos domingos anteriores, fez apenas um e resolveu ir embora. Como consolo, ainda é artilheiro, mas Domingos igualou-se na ponta.

VITINHO, ROBERTO CARLOS E O CARMA DE CANIÇO

Para mim as coisas não andavam bem, nada bem... perdi no sorteio e tive que esperar mais dois babas no banco, junto com Jutahy (que também perdeu no sorteio). O foda é que os caras foram cansando e meu baba foi o último, todo mundo cansado, menos eu e Juthay, eu com vontade e ele sem, goleada!!! Andam dizendo as más línguas que depois que eu engordei (6Kg) e parei de fumar meu futebol sumiu... recomendam até que eu fume um cigarrinho antes do jogo pra ver no que dá... fora de questão, uma vez ex-fumante, sempre ex-fumante. Não dá pra fumar um, é sempre MAIS UM. Devo ter jogado pedra na cruz, chamado o Papa de nazista, cruzado com algum bozó sem pedir licença ou dar aquela mijadinha desativadora... ou algo do gênero, pois há quatro semanas que só pego gente brigona, que toma cartão azul por indisciplina, que vai para fazer barulho ao invés de jogar bola, etc. Nem Freud explica, é “froide”. Para completar, Allan reapareceu mas esqueceu de jogar pro time, tomou porrada do próprio pai (num drible lindo!!!) e levou azul de bobeira. Fabão pegou muito, evitando uma goleada. Prova disto é que voltou a ser o melhor goleiro do domingo (tomou seis contra nove de Opah). Opah também foi bem, mas não deu pra ele. Opaaaaaaah!!!

O destaque da semana foi Vitinho. Míope e as vésperas de uma operação no joelho o rapaz fez quatro gols e abocanhou a artilharia do dia e a vice geral. Ainda fez mais um gol de falta “a lá Roberto Carlos”. Pegou na bola de três dedos, ela passou por fora da barreira e (quando eu olhei) acertou a ga-ve-ta!!!! É o segundo ou terceiro gol dele assim, seguido, ele vai confirmar nos comentários desta postagem. Todos desconfiam o que é que ele anda fazendo... vou arriscar. O sacaninha dá aulas de matemática, deve ter inventado alguma fórmula maluca, estudado parábolas ou tomou curso por aí... haja eficiência! Haja Pontaria! Numa semana de poucos gols (15) fazer quatro é para se comemorar. Quem pensou que sua bermudinha social, "de prega" e as porra, fosse ser a única coisa que se destacaria nele se deu mal.

Abraços por trás, deixa de barulho. Até a próxima!

PS.: Leiam, caso lembrem de algo que não citei GRITEM!
PPS.: Léo ainda teve tempo para fazer um bonito gol. Um chute da entrada da área, a bola explodiu no travessão e desceu, caiu dentro do gol, subiu novamente, esticou a rede superior, desceu e foi quicando cada vez mais devagar até... Opah pegá-la e mandá-la rapidamente para o meio campo, numa tentativa inocente de ganhar, de tentar ganhar... valeu Opah, mas Léo fazendo um golaço desse aí é porque a coisa tava preta "mermo"!!!


Times:
1- Antônio José, Marquinhos e Ari; Anselmo, Pedrinho e Alexandre "Dado".
2- Edcilvio "Milionário", Nilson e Silvan; Arthur, Vitinho e Domingos.
3- Jutahy, Caniço e Sérgio; Arisson, Allan e Val.

Atrasados: Otto e Léo
Super-Atrasados: Evanildo e Jadir
Participação especial: Édson "Cílios de Sogra"

4 comentários:

Vitor, vulgo "Vitinho" disse...

aaehuaehaueuhaeuaeuu

Pondo em prática a Matemática foi foda...Chute a lá Roberto Carlos com trajetória de parábola deitada...essa foi a melhor explicação pro gol hehe...
Foi o 4o gol q ja fiz assim Canição...
Esqueceu de comentar o outro golaço de falta que fiz, esse não foi estilo Roberto Carlos, foi estilo...estilo...sei la quem...todo mundo faz...Bola perto do gol, 4 homens na barreira, bola por cima da barreia e entra no canto oposto ao goleiro...
E no final do Baba eu realmente tava FUDIDO...Mancando...Meu joelho doendo muito...Eu acho q esse fds eu jogo ainda no sacrificio torcendo pra meu joelho não estourar...

Ah...outro ponto importante de se frisar nesse fds foi Arthur...Vá perder tanto gol assim na casa do baralho...Só eu deixei ele de cara com Opah umas 18 vezes e ele perdeu TODOS...O único gol q fez foi jogada toda dele...

Até domingo...

Abraço

Vitor, vulgo "Vitinho" disse...

Só mais um comentário...
O criador do Blog pode responder...

Caniço, n tem como agente postar fotos não???


Abraço

Anônimo disse...

Vitor,

foi mesmo! aquele gol... contra meu time até, suave, colocado no ângulo sem abafamento!!! Heheehehe

Quanto as fotos é possível sim. Vamos providenciar isso. Aquela idéia que deu está de pé. Falta arrumar máquina, ou enviar fotos.
Quero também fazer o perfil individual de cada barulhento e a seleção do mês.

Vou tentar pegar a máquina do velho. Pra semana eu vou fazer um cirurgia para tirar o dente e não poderei jogar bola, então... devo fazer várias fotos. Tomara que a máquina esteja disponível.

Anônimo disse...

Olá, sou esposa de Serginho e gostaria de parabenizá-los pela organização e apresentação do site e compartilhar o quanto "meu marido" gosta de participar desse grupo. Fiquei interessada em adquirir a receita da canjiquinha mineira da qual ele gostou muito.
Por favor, solicitar de Marquinhos essa receita e disponibilizar no site.

abraços,
Adriana.