domingo, 13 de julho de 2008

Esquema de Jogo

A imagem mostra de forma aproximada como os times "se arrumam" em campo. As escolhas dos times são feitas pensando-se nessa formação onde: 3 é o zagueiro; 2 e 4 são os laterais/alas; 5 e 6 são os meias e 7 o atacante/centroavante.

Os zagueiros (ZAG) geralmente "batem" o time. Eles são os jogadores mais recuados, atuam mais pelo meio da defesa, quase nunca vão à frente e não brincam em serviço. Lembram quando disse que eles escolhem o time? "Batem"? Pois é, as vezes só quem passa é a bola...
=> Antônio José, Edcilvio, Otto e (agora) Juthai são os principais zagueiros da Turma. Disse agora para Juthai por ele ter começado como centroavante, depois lateral e, enfim, resolveu virar zagueiro. Pelo menos ele é o mais versátil e veloz entre os quatro. Achou sua posição.

Os laterais/alas (LAT) atuam pelos lados. Óbvio! Variam as formas de jogar. Por exemplo, podem avançar menos e auxiliar mais o zagueiro, avançar mais para dar opções de ataque pelos lados ou alternarem-se nas subidas. Quando os laterais sobem muito, força um dos meias a segurar mais. Alguns laterais "certos" da Turma são: Marquinhos, Ari, Nilson, Sérgio, Silvan... Há também os laterais/pontas ou laterais teimosos como Reina e Serginho. Estes, quando escalados para as laterais não cumprem a função e "se picam" para o ataque deixando um rombo nas costas...

O meio de campo apresenta o maior número de jogadores da Turma. Teoricamente os meias (MC) dividem-se em meia-ofensivo - aquele que encosta mais no atacante - e o meia-defensivo - mais marcador e combativo. A depender do posicionamento dos laterais o meia-defensivo terá mais ou menos liberdade para chegar na frente. Anselmo é um dos destaques da posição. Especificamente no combate e marcação cerrada. O baixinho é metido a jogar em todas as posições (e joga mesmo), mas é na cabeça... da área (hehehee) que ele mais se destaca. O meio-ofensivo pode ser feito por um segundo atacante, a depender do sorteio e das escolhas iniciais. Bem, são muitos os meias: Vitinho, Pedrinho, Sauro, Lucas, Alexandre, Caniço, Jadir, Uildo, etc., etc., etc.

O ataque é onde todo mundo quer jogar. Ficar pro lado e pro outro só esperando a bola chegar e ainda reclamar se a danada não chega. Os atacantes/centroavantes (ATA) são os homens-gol da Turma ou ao menos eram para ser... Domingos, Val, Edgar, Serginho e por aí vai...

É mais ou menos isso aí. Espero que isso ajude a compreender a árdua tarefa de se jogar bola no nosso carecão (campo de barro, sem grama e não a cabeça de nosso colega). Muita teoria, na hora da prática nada disso pode valer... afinal de contas a Turma gosta mesmo é de Barulho!!!!

PS: A Turma conta com dois goleiros fixos: Fabão e Opah. Fabão é bem mais novo e regular enquanto Opah é "de lua", pode defender bolas super difíceis e no minuto seguinte engolir um frango antológico... gurú-gurú. Acontece que Fabão aderiu a "Lei-seca" e desde então vem passando por momentos infelizes na sua missão de guarda-redes. Prova disso é que Opah vem sendo menos vazado... pra alegria e tristeza não sei de quem.

Nenhum comentário: